quinta-feira, 8 de abril de 2010

Primavera Estação da Alegria

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES
TEMA: Primavera Estação da Alegria
DURAÇÃO: Setembro de 2009
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental
DIRETORA: Maria dos Reis Assunção
COORDENADORAS: Ana Maria de Freitas N. Santos
Ana Vieira Alves
ELABORAÇÃO: Maristael Ferreira de Lima Palasios
Wanderléia Rosa Alexandre
Juliana Carvalho da Silva



EXECUÇÃO: Alunos
Professoras
Equipe Pedagógica
Demais Funcionários



Primavera Estação da Alegria

JUSTIFICATIVA





Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS



*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.Visitar as árvores da escola;
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.


CONTEÚDO



Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias;
Confecção de flores;
Painéis;
Músicas, Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.


MATERIAS UTILIZADOS



Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter, TNT, papéis, tec.
Sementes e mudas.


AVALIAÇÃO


A mesma será realizada durante a organização do evento que acontecerá na sexta-feira. E também iremos progredir com a avaliação no dia das apresentações, observando o desenvolvimento dos alunos e o compromisso com suas tarefas.
Avaliação continuará em alguns setores pois será sempre feita no Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula e no dia a dia.


BIBLIOGRAFIA

- Referencial Curricular Nacional para a Educação.
- Revista Nova Escola
- Projetos Escolares

0 comentários:

Postar um comentário