sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO A GRIPE SUÍNA”

PROJETO

“A GRIPE SUÍNA”

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Rialma, 25 de agosto de 2009

Elaboração: Maria dos Reis Assunção e Lindalva Rodrigues

Execução: professores, equipe pedagógica, alunos e demais funcionários

PROJETO “A GRIPE SUÍNA”

Introdução
Atualmente, os meios de comunicação têm divulgado notícias sobre a nova gripe, inicialmente chamada de gripe suína e agora denominada gripe A. Tantas informações sobre como essa nova gripe está se espalhando e sobre os vários casos suspeitos, confirmados e de mortes, tem causado receio na população em virtude de um eminente risco de pandemia. Enquanto isso, as autoridades de saúde procuram adotar medidas para que esse novo vírus seja contido e não se propague ainda mais entre a população mundial. Vale lembrar que as crianças estão em contato com diferentes informações vinculadas pela mídia, interpretam e criam representações a partir delas. Torna-se função da escola contribuir para que as crianças possam compreender a realidade em que vivem.
A sequência didática a seguir sugere uma discussão sobre as diversas formas de propagação de doenças a fim de esclarecer porque a gripe A exige medidas mais rigorosas. Com isso, os alunos podem também comparar a prevenção de diversas doenças e estabelecer relações entre elas, como agente causador da enfermidade e formas de contágio.
É proposto também a criação de uma cultura de bactérias, a fim de mostrar aos alunos que nem todos os microrganismos são capazes de provocar doenças e muitos deles são benéficos à saúde.

Objetivos

· Compreender algumas formas de propagação de doenças.

· Conhecer alguns agentes causadores de doenças.

· Discutir atitudes para evitar uma epidemia.

· Reconhecer porque algumas epidemias são mais fáceis de serem controladas e evitadas em

· relação à atual gripe A.

· Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.




Conteúdos específicos

· Saúde e prevenção de doenças.



Tempo estimado


Um mês

Materiais

· Recortes de jornais e revistas sobre a gripe A.

· Fotos de vírus e bactérias.

· Pesquisa no LIE

· Vídeos sobre a gripe

Desenvolvimento

Primeira etapa

·
Inicie a atividade da aula investigando o que seus alunos conhecem sobre doenças infecciosas. Registre as doenças na lousa ou em uma cartolina, que poderá ajudá-lo em discussões e comparações futuras. Informe aos alunos que essas são as doenças que costumam causar a contaminação de um grande número de pessoas e que geralmente são as principais causas de epidemias. Faça perguntas como:

· - É comum várias pessoas ficarem doentes no mesmo período de tempo? Por que isso acontece?
- Vocês conhecem algumas formas de proliferação de doenças? A dengue, por exemplo, como ela se espalha na população?

· A partir dessa conversa inicial, é possível perceber se seus alunos conhecem algumas formas de contaminação e se sabem que os microrganismos são os principais causadores de doenças. Você pode voltar à lista inicial para investigar que conhecimentos a turma tem sobre as formas de contaminação dessas enfermidades.

· As epidemias acontecem quando há um rápido aumento no número de casos de contaminação em um curto período de tempo. As principais formas de se contrair uma doença infecciosa são por meio do ar, ingestão de água ou alimentos contaminados e contato direto com algum animal infectado.

Gripe – causada pelo contato direto com secreções (saliva e muco nasal) contaminadas pelo vírus Influenza. O espirro e a tosse são formas de entrar em contato com essas secreções.

Segunda etapa

· Palestra com agentes de saúde sobre a prevenção da gripe

Terceira etapa

·
Para sistematizar todo o conhecimento das atividades anteriores e relacioná-lo com a nova epidemia, você pode selecionar alguma reportagem que fale sobre a gripe A para ler para os alunos, preferencialmente uma que traga informações sobre o vírus, as formas de transmissão e as medidas adotadas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação da epidemia.

· Antes da leitura, peça atenção às informações para procurar identificar qual é o agente causador da doença e a forma de contágio. Após a leitura, converse com os alunos sobre como cada um pode contribuir para evitar uma epidemia. Relacionar a gripe A com a dengue pode ser interessante.

· Você também pode pedir para que a turma marque em um mapa-múndi os locais onde já apareceram casos. O mapa poderá ser atualizado conforme forem surgindo novos casos, dessa forma, o assunto sempre poderá ser retomado pela classe. Outra sugestão é abordar também outras epidemias como a gripe aviária, a gripe espanhola ou o surto de ebola. Há uma grande gama de possibilidades a serem trabalhadas com esse tema. Procure adequar o conteúdo à capacidade de sua turma.

Produto final

·
Peça aos alunos para produzirem cartazes e murais na escola para divulgar os cuidados especiais para evitar a contaminação. Usando o título para orientar essa produção pode ser: “Gripe suína: o que você precisa saber”.

· Avaliação
Avalie os panfletos. Nesse material é importante que apareçam os conteúdos trabalhados nas aulas, como a diferença entre vírus e bactérias, as bactérias nocivas e não nocivas, o que é a gripe suína, formas de contágio e cuidados.

Fonte: Revista \Nova Escola

Pesquisa no Laboratório

HTTP://educar-liza.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário