sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL

Identificação:

Unidade Escolar: Escola Manoel Joaquim Gonçalves

Rialma,

Diretora: Maria dos Reis Assunção

Coordenação: Ana Vieira

Elaboração: Maria Aparecida Palmeira

Execução: Direção, Coordenação, professores e demais funcionários.

Tema: Dia do Índio

Resumo:

Imagino que, em 1.500, habitavam cerca de 4 milhões de Índios no País.

As tribos indígenas viviam cada um com seus costumes, suas crenças, sua língua e sua organização familiar.

O trabalho era dividido entre os homens e as mulheres.

Viviam da caça e da pesca, plantavam, faziam objetos de cerâmica, panelas vasos,cestos de palha e redes de madeira;Todos enfeitavam – se com pinturas e desenhos.

Os índios foram escravizados pelos portugueses desde o início da colonização. A partir de 1595, aprisionamento tornou-se proibido, mas a escravização, a cultura e o extermínio deliberado continuam resultando no desaparecimento de vários grupos.

Introdução.

A escola precisa ter como grande finalidade:

  • Construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural voltada para o estudo do indígena brasileiro.
  • Utilizar as diferentes linguagens verbal, gráfica, plástica e corporal como meio de produzir expressar e comunicar suas ideais.

Objetivos:

· Criar situações que despertem o interesse das crianças sobre a questão do indígena brasileiro, suas semelhanças e diferenças com o branco e o negro.

· Propor às crianças que busquem informações em casa e na comunidade: recortes, fotografias, desenhos, objetos, documentos.

Justificativa:

A escola na qual eu trabalho é uma escola diferenciada que visa uma proposta interdisciplinar, estimulando uma ação transformadora.

E por ser uma escola de ensino regular, oferece a possibilidade de desenvolver projetos diferenciados, e que sejam trabalhados na integra, em uma pedagogia da ação voltada ao exercício da cidadania.

Características

a- Público Alvo.

Os alunos que participam das ações do projeto. São os alunos do 2º ano “B”.

Participação especial de toda escola.

b- Metodologia

· Organização do Cantinho Indígena e Mural.

· Recitar poesias e lendas

· Culinária para confraternizar representando a amizade.

  • Vestimenta
  • Exposição de instrumentos utilizados na cultura indígena.

Recursos.

Pesquisas, gravuras, desenhos, peças para exposição, pratos típicos.

Cronograma.

Inicio: 8:30 Termino: 10:00

Introdução:

Abertura:

2º ano - Musica

4º ano – Lenda

3º ano – poesia

5º ano – Lenda

Bibliografias:

Dia –a- Dia do Professor abril v3 Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto. Marin, Marilú, Favarin

História com reflexão / Marilú, Favarin, Marin, Júlio Quevedo, Marlene Ordonez – São Paulo: 1B E P, 2001 – Coleção Horizontes,

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