sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto:Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

Projeto:

Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

Rialma – Agosto 2009.

*Nome da Unidade Escolar:

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

*Endereço:Rua Visconde do Rio Branco s/nº

*Título do projeto:Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

*Equipe Responsável:Diretora: Maria dos Reis Assunção.

Coordenadora Pedagógica

Turno Matutino: Ana Vieira Alves

Turno Vespertino: Ana Maria de Freitas Nascimento Santos.

*Órgãos Responsáveis:

Secretaria Municipal de Educação: Elaine Cristina de Araújo.

Secretaria Municipal de Saúde: Vera Lúcia Andrade Borges, Wolney Alves Silva, Victor Lucena Araújo, Mariana Martins de Oliveira Vidigal, Andréa Lilian Alves Mundim, Karla Abadia Ferreira Ribeiro,

*Execução:Profissionais da Educação/ Saúde/ Comunidade Escolar

*Apresentação:

O presente Projeto implantado na Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves, apresenta uma proposta enriquecedora e planejada, buscando a conscientização dos hábitos de higiene bucal.

Em se tratando de educar para higiene bucal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com a boca.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene bucal.

*Objetivos:

Conhecer e praticar noções básicas da saúde bucal.

Procedimentos:

  • Assistir vídeos para ajudar na compreensão do tema.
  • Despertar no educando o prazer escovação.
  • Debate
  • Expor, na escola desenhos sobre a Higiene Bucal
  • Realizar concurso de Redação com o tema “ Meus Dentes, meus amigos”.
  • Fazer aplicação de Flúor
  • Disponibilizar uma ajudante para acompanhamento das escovações.
  • Demonstrar como deve ser feita a escovação dos dentes.
  • Mostrar a importância dos alimentos para o fortalecimento dos dentes.

*Disciplinas envolvidas:

· Ciências : Função dos dentes

Influencia dos alimentos na saúde bucal

· Matemática: Gráficos e tabelas.

· Português: Produção de texto.

· Artes: Desenhos e pinturas.

· Informática: Pesquisa sobre o tema.

*Definição do Problema:

- O problema

Falta de conhecimento:

§ de como prevenir doenças nos dentes;

§ da necessidade de fazer higiene bucal;

§ de como escovar os dentes;

§ do que pode fazer mal aos dentes.

§ do que pode ser feito para proteger os dentes.

- Afeta

§ A saúde;

§ A aparência;

§ O desempenho escolar;

- Solução

§ Compreender a função dos dentes;

§ Compreender a importância de uma boa saúde bucal;

§ Ter higiene bucal;

§ Compreender diversas maneiras de prevenção de doenças nos dentes;

§ Compreender diversas maneiras de prevenção de doenças na gengiva;

§ Distribuição de escovas e cremes dentais;

*Ações:

· Assistir vídeos

· Palestras com Odontólogo

· Debate

O que elas sabem:

  • Da existência da cárie;
  • Da necessidade da escovação;
  • Devemos ir ao dentista.

O que elas querem saber:

  • Como cuidar dos dentes?
  • Como escovar corretamente os dentes?
  • Como causam as cáries?
  • Por que o dentista usa luvas e máscara?
  • Como usar o fio dental?
  • Por que nascem os dentes de leite?
  • Por que temos que comer frutos e legumes?
  • Por que não podemos comer doces?
  • Por que sentimos dor nos dentes?

*Lendo e interpretando diversos textos: "Características e funções dos dentes, dor de dente, O que são cáries, Dentes de leite e A saúde bucal está nos alimentos." Todos estes retirados da Internet.

*Atividade no Laboratório de Informática, utilizando o software Paint e os recursos necessários para os alunos ilustrarem uma boca e seus respectivos dentes.

*Avaliação:

Deverá ser feita observando o compromisso e envolvimento dos alunos nas apresentações planejadas.

0 comentários:

Postar um comentário