terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PROJETO LEITURA













IDENTIFICAÇÃO:
                
Unidade Escolar: Escola Manoel Joaquim Gonçalves Rialma,
Diretora: Lindalva Maria da Silva Rodrigues
Coordenação: Valeria Aparecida de Faria e  Silva  e Izabel Silvério Nunes
Elaboração e Execução : Coordenação e Professores


 JUSTIFICATIVA
A leitura é uma atividade de fundamental importância que a escola procura desenvolver, embora se constitua num desafio para os professores de séries iniciais. Tanta complexidade é explicada pelas etapas de reconstrução do significado da leitura, pois ler não é simplesmente decodificar palavras.
Diante dos desafios, torna-se necessário fazer uma reflexão a cerca das reais causas que levam os alunos a uma deficiência de leitura, quando tal habilidade deveria ser mais explorada nas séries iniciais.
O ato de ler leva o indivíduo a se descobrir e a se tornar um agente transformador com capacidade de sonhar e concretizar. Ler é saber decifrar o sentido de uma obra de arte, interpretar a mensagem.
No empenho de ver acontecer uma educação de qualidade, onde nossas crianças sintam prazer em descobrir o fantástico mundo da leitura e da escrita, fez crescer nosso compromisso  na luta  por condições humanas , materiais e o esforço coletivo em aprimorar métodos que facilitem  a equidade de oportunidades de aprendizagem e que tornemos facilitadores desse processo de ensino, com o desejo de desenvolver o hábito de leitura  e escrita em todos os alunos e assim promover o sucesso escolar.

OBJETIVOS GERAIS
→Valorizar a leitura como fonte de informação e aprendizagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os outros, contrapondo quando necessário.
→Compreender os textos orais e escritos os quais defrontam em diferentes situações de participação, interpretando-os corretamente e deduzir pelo raciocínio as intenções de quem o produz.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver o hábito da leitura;
·         Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
·         Estimular a capacidade de compreender textos orais, escritos e de produzir tetos;
·         Formar leitores fluentes;
·         Refletir sobre o real papel do livro e trabalhar para o seu resgate;
·         Compreender a importância da leitura e sua relação com a cidadania, o prazer e a necessidade de ler;
·         Entender a leitura como uma função formadora, algo interessante e desafiador.
METAS

        O projeto tem como meta ajudar aos alunos de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, a desenvolver e a dominar os conhecimentos  que necessita para obter o um bom desempenho e autonomia na leitura, tornando-se mais participativo com sua reflexão e análise do texto lido.
 METODOLOGIA
·         Empréstimo de livros de literatura infantil para os alunos  lerem em casa;
 ·        Hora do conto: Leitura de histórias na rádio escolar
 ·        Cadastro da sala de leitura, controle de entrega e devolução dos livros;
 ·        Leitor do mês de cada turma, com exposição de fotos dos alunos na escola  que leram mais    livros durante o  mês;
 DESENVOLVIMENTO
Este projeto será realizado pelo professor da sala de leitura com a participação dos gestores e o 1º ao 5º  ano do ensino fundamental.
Esse trabalho será coordenado pelos professores da sala de leitura, em parceria com a comunidade escolar, professores do ensino fundamental, e a supervisão e orientação do coordenador pedagógico e diretor da escola. Esse projeto é  desenvolvido durante todo ano letivo. O encerramento do projeto acontece no mês de dezembro     com a participação dos alunos com peças de teatro, músicas que envolvem a leitura, mensagens  e premiações dos leitores do ano.  
AÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
1º Distribuição do acervo de dicionários por série.
2º Festa da cartilha;
3º Dia da Poesia:

                        
Projeto Brincar de Poesia
Poesia é brincar com palavras
como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
RECURSOS
Os principais recursos a serem utilizados são:
·         Humanos: Corpo docente, discente, núcleo gestor e comunidade;
·     Materiais: Livros paradidáticos, revistas, jornais, revista em quadrinhos, papel fotográfico, caixa de som, aparelho de som, CDs, papel ofício A4, medalhas e troféus.
PÚBLICO ALVO
- Alunos de 1ª ao 5ª  ano do Ensino Fundamental 

AVALIAÇÃO
       A avaliação se dará através da observação dos resultados alcançados  tanto na sala  de leitura quanto na sala de aula, através de conversas com os professores e coordenadores. Observação nas seguintes atividades:

·         Produções orais e escritas;
·         Leitura de forma autônoma para os colegas da turma;
·         Dramatização de história infantil;
·         Desempenho nas atividades escolares.

•         Gêneros textuais.

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