quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto: Semana da alimentação.


ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

Unidade Escolar: Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves.

Projeto: Semana da alimentação.

Diretora: Maria dos Reis Assunção.

Coordenação: Ana Vieira.

Elaboração: Mábia Grigório Gomes Andrade,

Rubilene Aparecida Alvarenga.

Execução: professores, direção, coordenação e demais funcionários.


Objetivos:


* Despertar nos alunos a valorização de ima alimentação saudável;

* Compreender que comer bem é dar ao corpo os nutrientes que ele precisa;

* Reconhecer que todo mundo tem direito a uma alimentação saudável e nutritiva;

* Descobrir os valores de alguns alimentos que podem deixar as refeições mais saudáveis.



Conteúdo:

* Semana da alimentação



Desenvolvimento:


* oração;

* Conversa informal e dirigida;

* Teatro;

* Palestra (Dra. Ceci);

* músicas (variadas);

* lanche (salada de frutas);

* Adivinhações, etc.




Avaliação


* Será feita através de relatório, após a realização do mesmo.


Primavera Estação da Alegria

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES
TEMA: Primavera Estação da Alegria
DURAÇÃO: Setembro de 2009
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental
DIRETORA: Maria dos Reis Assunção
COORDENADORAS: Ana Maria de Freitas N. Santos
Ana Vieira Alves
ELABORAÇÃO: Maristael Ferreira de Lima Palasios
Wanderléia Rosa Alexandre
Juliana Carvalho da Silva



EXECUÇÃO: Alunos
Professoras
Equipe Pedagógica
Demais Funcionários



Primavera Estação da Alegria

JUSTIFICATIVA





Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS



*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.Visitar as árvores da escola;
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.


CONTEÚDO



Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias;
Confecção de flores;
Painéis;
Músicas, Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.


MATERIAS UTILIZADOS



Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter, TNT, papéis, tec.
Sementes e mudas.


AVALIAÇÃO


A mesma será realizada durante a organização do evento que acontecerá na sexta-feira. E também iremos progredir com a avaliação no dia das apresentações, observando o desenvolvimento dos alunos e o compromisso com suas tarefas.
Avaliação continuará em alguns setores pois será sempre feita no Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula e no dia a dia.


BIBLIOGRAFIA

- Referencial Curricular Nacional para a Educação.
- Revista Nova Escola
- Projetos Escolares

PROJETO: Proclamação da Republica e Dia da Bandeira

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves



PROJETO: Proclamação da Republica e Dia da Bandeira

Identificação

Unidade Escolar: Escola Manoel Joaquim Gonçalves Rialma,
Diretora: Maria dos Reis Assunção
Coordenação: Ana Vieira Alves

Elaboração: Adriana Patrícia Gomes de Oliveira

Execução: Direção, Coordenação, professores e demais funcionários.

Tema: Proclamação da Republica/ Bandeira

Data prevista da execução: 16 à 20 /11/2009


Alunos atendidos: 1° ao5° ano do Ensino Fundamental

Período: Novembro

Duração: Uma semana


I- Justificativa

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República e no dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Bandeira. O importante nestas datas, é reforçar o sentimento cívico, despertando na criança, amor, respeito pela pátria.


II- Objetivo geral

Despertar na criança o senso crítico levando-o a questionar a realidade atual do Brasil e a importância da nossa Bandeira.


III- Objetivos Específicos

- Discutir sobre a Proclamação da República;
-Esclarecer dúvidas e questionamentos sobre a Proclamação da República;
-Associar a Bandeira como um símbolo que representa o Brasil entre outros países;
-Entender o significado das cores da Bandeira;
-Despertar o sentimento cívico.


III- Atividades

1- Hasteamento da Bandeira
2- Ilustração do Brasil – aspectos positivos e negativos
3- Painel ilustrado
4- Poesias
5- Músicas
6- Reprodução do Hino Nacional/desenho
7- Cantar Hino Nacional
8- Apresentação cores da bandeira
9- Hino da Bandeira

V- Medotodologias:

Todas as atividades serão realizadas com o auxílio do professor no momento da devocional.
As atividades de ilustração, colagem, serão feitas em sala de aula e expostas no pátio da escola.

VI- Cronograma

17/11- Hasteamento da Bandeira
- A importância da Proclamação da República
18/11- Apresentação da Poesia e Hino da Bandeira.
19/11Execução do hino Nacional e apresentação das cores da bandeira.

16/11 a 20/11 – Atividades sobre o tema e exposição na escola.



VII- Avaliação:

Será feita de forma contínua no decorrer das atividades propostas.