Unidade Escolar: Escola Manoel Joaquim Gonçalves Rialma,
Diretora: Lindalva Maria da Silva Rodrigues
Coordenação: Valeria Aparecida de Faria e Silva
e Izabel Silvério Nunes
Elaboração e Execução : Coordenação e Professores
JUSTIFICATIVA
A leitura é uma atividade de
fundamental importância que a escola procura desenvolver, embora se constitua
num desafio para os professores de séries iniciais. Tanta complexidade é
explicada pelas etapas de reconstrução do significado da leitura, pois ler não
é simplesmente decodificar palavras.
Diante dos desafios, torna-se
necessário fazer uma reflexão a cerca das reais causas que levam os alunos a
uma deficiência de leitura, quando tal habilidade deveria ser mais explorada
nas séries iniciais.
No empenho de ver acontecer uma
educação de qualidade, onde nossas crianças sintam prazer em descobrir o
fantástico mundo da leitura e da escrita, fez crescer nosso compromisso na luta
por condições humanas , materiais e o esforço coletivo em aprimorar
métodos que facilitem a equidade de
oportunidades de aprendizagem e que tornemos facilitadores desse processo de
ensino, com o desejo de desenvolver o hábito de leitura e escrita em todos os alunos e assim promover
o sucesso escolar.
OBJETIVOS GERAIS
→Valorizar a leitura como fonte
de informação e aprendizagem para melhorar a qualidade de suas relações
pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e
opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os outros, contrapondo
quando necessário.
→Compreender os textos orais e
escritos os quais defrontam em diferentes situações de participação,
interpretando-os corretamente e deduzir pelo raciocínio as intenções de quem o
produz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Desenvolver o hábito da leitura;
· Ampliar a visão de mundo e inserir o
leitor na cultura letrada;
· Estimular a capacidade de compreender
textos orais, escritos e de produzir tetos;
· Formar leitores fluentes;
· Refletir sobre o real papel do livro e
trabalhar para o seu resgate;
· Compreender a importância da leitura e
sua relação com a cidadania, o prazer e a necessidade de ler;
· Entender a leitura como uma função
formadora, algo interessante e desafiador.
METAS
O projeto tem como meta ajudar aos
alunos de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, a desenvolver e a
dominar os conhecimentos que necessita
para obter o um bom desempenho e autonomia na leitura, tornando-se mais
participativo com sua reflexão e análise do texto lido.
METODOLOGIA
· Empréstimo de livros de literatura
infantil para os alunos lerem em casa;
·
Hora do conto: Leitura de histórias na rádio escolar
·
Leitor do mês de cada turma, com exposição de fotos dos alunos na
escola que leram mais livros durante o mês;
DESENVOLVIMENTO
Este projeto será realizado pelo
professor da sala de leitura com a participação dos gestores e o 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
AÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
1º Distribuição do acervo de
dicionários por série.
3º Dia da Poesia:
Projeto Brincar de
Poesia
Poesia é brincar com
palavras
como se brinca com
bola, papagaio, pião.
Só que bola,
papagaio, pião
de tanto brincar se
gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam
Como a água do rio
que é água sempre
nova.
Como cada dia
que é sempre um novo
dia.
Vamos brincar de
poesia?
(José Paulo Paes)
Os principais recursos a serem
utilizados são:
· Humanos: Corpo docente, discente,
núcleo gestor e comunidade;
· Materiais:
Livros paradidáticos, revistas, jornais, revista em quadrinhos, papel
fotográfico, caixa de som, aparelho de som, CDs, papel ofício A4, medalhas e
troféus.
PÚBLICO ALVO
- Alunos de 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental
AVALIAÇÃO
· Produções orais e escritas;
· Leitura de forma autônoma para os
colegas da turma;
· Dramatização de história infantil;
· Desempenho nas atividades escolares.
• Gêneros textuais.
0 comentários:
Postar um comentário