sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO DIA DA ÁRVORE

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Elaboração: Maria Inês Junqueira

Rialma/Setembro

2008

PROJETO DIA DA ÁRVORE

1. Justificativa

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a natureza. A infância vivida nos quintais, o contato freqüente com o meio ambiente, têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.

Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação e mesmo de transformação do meio ambiente compreendendo a importância desta data para conscientização do nosso papel diante dos problemas ambientais ocorridos ultimamente.

2. Objetivo Geral

Promover uma melhor percepção do meio, possibilitando uma reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, utilizando experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.

3. Objetivos Específicos

- Valorizar a data em que se comemora o Dia da Árvore;

- Despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema do projeto;

- Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura;

- Mostrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes;

- Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais;

- Ter novos comportamentos e atitudes perante os problemas ambientais;

- Desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos;

- Desenvolver a linguagem oral e escrita.

4. Procedimentos

* Sensibilização da turma com utilização de vídeo sobre o tema;

* Discussão sobre o tema e o filme assistido;

* Contar história sobre o Dia da Árvore para os alunos na sala;

* Pedir aos alunos que produzam textos ilustrativos sobre a árvore;

* Fazer pesquisas no laboratório de informática sobre curiosidades e informações que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta;

* Conversa informal sobre as pesquisas encontradas por eles na internet;

* Pedir aos alunos para que pintem desenhos relacionados ao Dia da Árvore fazendo uma exposição dos mesmos;

* Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas da nossa região e árvores brasileiras e trazer para sala de aula;

* Montar um painel com frases e confeccionar uma árvore para exposição no pátio;

* Ensaiar e apresentar a música: “Cuide bem da árvore” para todas as turmas no pátio.

5. Cronograma

Dia

Atividade

Hora trabalhada

15/09

- Introdução do projeto com vídeo e discussão sobre o tema;

- História e produção de texto ilustrativo.

90 min.

16/09

Pesquisa no laboratório de informática e momento de reflexão sobre as informações e curiosidades encontradas.

90 min.

17/09

Pintura dos desenhos e exposição.

45 min.

18/09

Montagem do painel e confecção da árvore.

90 min.

19/09

Apresentação da música: “Cuide bem da árvore”.

15 min.

Carga horária total

05h30min

6. Recursos

Ø Humanos: professores, alunos, pais, coordenação e secretário.

Ø Materiais: computador, impressora, som, CD, televisão, vídeo, livros, chamex, lápis de cor, papel crepom, EVA, cola gliter, mimeógrafo, fita adesiva, máquina fotográfica.

7. Avaliação

Será feita observando a participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados desperta curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e escrita de todos os participantes do processo.

Anexos

Curiosidades

Você sabia?

Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?

Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!

Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças brincarem, que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores? O que seria de nós sem as árvores?

Uma pessoa é capaz de consumir sete árvores por ano, na forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? Será que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos causando ao planeta?

As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais, maiores quantidades desse gás na atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global! Pense nisso!

As árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica! Pense nisso!

Plantar uma árvore é muito divertido! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!

Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores! Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!

1ª tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas de seu caderno, sacos plásticos, etc.

2ª tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os materiais que geralmente jogamos no lixo!

3ª tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o número de pessoas que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e assegurando um futuro mais feliz para todos nós!

PROJETO: MULHER... SÍMBOLO DE CORAGEM E LUTA

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

MUNICÍPIO DE RIALMA

ENDEREÇO: RUA VISCONDE DO RIO BRANCO S/N°

DIRETORA: JUVÂNIA HENRIQUE

PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO: NATÁLIA MARIA DE CAMPOS

PROJETO: MULHER... SÍMBOLO DE CORAGEM E LUTA

PROJETO:MULHER...

SÍMBOLO DE CORAGEM E LUTA

RIALMA/ MARÇO/ 2008

1.Justificativa

O dia 08 de março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher em homenagem a todas as mulheres, pois neste dia, do ano de 1875, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução da jornada de trabalho que era de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas mulheres recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, atearam fogo, matando cerca de 130 mulheres. Assim, neste dia comemora-se no mundo inteiro, o dia de reflexão e de luta da mulher por seus direitos.

A mulher com sua luta constante foi resgatando seus direitos e ocupando lugar na sociedade se destacando na política, esporte, justiça e outros, assumindo cada dia mais sua independência social.

2.Objetivo Geral

Conscientizar sobre a importância da mulher, repensando o seu papel e sua importância na sociedade com sua independência pessoal e profissional.

3.Objetivos Específicos

  • Mobilizar toda a Unidade Escolar sobre a comemoração do Dia da Mulher;
  • Reconhecer que a mulher ocupa um lugar muito especial na sociedade de um modo geral;
  • Divulgar por meio de cartazes, fixas, painel com mensagens específicas o valor e a importância de ser mulher;
  • Incentivar os alunos produzirem textos relacionados à mulher, confeccionar cartazes, pesquisar figuras que ilustrem os variados trabalhos realizados pelas mulheres para serem fixados no mural ‘Mulheres do Brasil”.

4.Conteúdo

Dia da Mulher

08 de março- Dia Internacional da Mulher

5.Procedimentos Metodológicos

Antes de levar o projeto à sala de aula, compartilha-lo com as professoras para que todas participem.

Após determinação de tarefas com as mesmas, fazer a apresentação do tema aos alunos.

Sondar com eles, quais são as tarefas realizadas por suas mães: em casa, no trabalho, com os filhos, com o marido.

Pedir aos alunos para recortarem de revistas, figuras que ilustrem os variados trabalhos realizados pelas mulheres para serem fixados no mural proposto _”Mulheres do Brasil”.

O projeto se iniciará com a divulgação de:

_ Faixa na entrada da Escola;

_ Cartazes;

_ Mensagens;

_ Painel;

_ Mural.

Os alunos realizarão produções de texto, confeccionarão lembrancinhas com poemas e mensagens.

6.Cronograma

Tempo de duração: Preparação - 1 semana

Realização – 1 dia.

Mês de execução do projeto: Março.

7.Recursos

_ Materiais:

  • Cartazes;
  • Textos;
  • Mural;
  • Livro;
  • Figuras;
  • Tesoura;
  • Cola.

_ Humanos:

  • Toda Unidade Escolar.

8. Avaliação

Será feita através da participação e assimilação do tema proposto pelo projeto.

9.Bibliografia

_ Dia-a-Dia do Professor

_ Autores: Gerusa Rodrigues Pinto

Francês Rodrigues Pinto

_ Editora: FAPI INDÚSTRIA GRÁFICA LTDA

Belo Horizonte – M.G.

_ Apostila:

  • Pedagogia de Projetos: Passo a Passo

(Thereza Cristina Bondoni)

N.T.E de Uruaçu – 2007

PROJETO: DIDÁTICO A motivação através das cores

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Rialma, Agosto de 2008

Série: 3º Ano Vespertino

Profª: Adriana Patrícia

PROJETO: DIDÁTICO

A motivação através das cores

I- JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade despertar nos alunos o gosto e

interesse pelas atividades extra-classe.

Tem como fator principal melhorar o desempenho da sala como um todo, tornando as aulas atrativas e que eles se sintam capazes e motivados para aprender.

II- Objetivo Geral

Despertar nos alunos a vontade de aprender desempenhados seus deveres dentro de tempo pré-estabelecidos.

III- Objetivos específicos

· Participar de todas as atividades propostas com entusiasmo;

· Refletir sobre as dificuldades encontradas durante o processo do ensino-aprendizagem;

· Ter iniciativa em querer melhorar seu desempenho;

· Sentir-se capaz em atingir as etapas;

· Prender a atenção dos alunos para estabelecer uma rotina de estudos em casa;

· Participar das atividades de correção do quadro;

· Melhorar escrita e leitura;

IV - Conteúdos

Os conteúdo são todos previstos no plano de curso 2008, 2º semestre englobando as disciplinas: Língua Portuguesa

Matemática

Ciências

História e Geografia

Artes

Educação Física

V – Material necessário

  • Fita de cetim nº1 (3 cores)
  • TNT (para painel)
  • Pincel anatômico
  • Fita crepe
  • Câmera fotográfica

VI – Conteúdos

Este conteúdo terá início em agosto de 2008, com término em novembro de 2008.

VII- Tabela motivação

Cor

Conceito

Azul

Ótimo/ Bom

Amarelo

Precisa melhorar

Vermelho

Fraco

VIII- Desenvolvimento

  • 1º etapa – conscientizar sobre a importância do projeto, destacando pontos positivos e negativos. Deixar que os alunos manifestem a vontade de participar do processo, no qual o ajudará no desempenho.
  • 2º etapa- Colocar as pulseiras ressaltando a importância de cada cor.
  • 3º etapa- a cada quinzena fazer uma avaliação oral em grupo, ressaltando a importância de cada cor.

IX- Avaliação

Será feita contínua e por quinzena.

Espera-se que até novembro de 2008, atinja um percentual de 80% de melhoras na leitura escrita, na interpretação e participação nas atividades planejadas.

PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

RIALMA/ABRIL – 2008


PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

1. Justificativa:

Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

2. Objetivos:

_ Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;

_valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.

3. O que se espera que os alunos aprendam:

_ Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;

_ ampliar o gosto pela leitura;

_ ampliar o gosto pela leitura;

_conhecer obras e autores;

_ declamar poema, rimas, entre outros;

_ aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;

_ diferenciar os textos;

_ ler para outra sala, com entonações corretas;

_ declamar poesias;

_ encenar algum tipo de texto;

_ aprender ouvir a leitura do colega.

4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:

_ Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;

_favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;

_ propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;

_ criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;

_ Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;

_ montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;

_ incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;

5. Etapas previstas:

Segunda-feira:

  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?

  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.

Terça-feira:

  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.

Quarta-feira:

  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).

Quinta-feira:

  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo- marcador de páginas.



PROJETO: FOLCLORE

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

PROJETO: FOLCLORE

RIALMA/AGOSTO – 2008

APRESENTAÇÃO

Este projeto foi elaborado com o objetivo de levar os alunos a conhecer em nosso fantástico folclore a partir de atividades e vivências.

O tema permite o desenvolvimento de um rico trabalho que contemple a necessidades de vivenciar a pluralidade de nossa cultura.

Achamos importantes os alunos saberem que o folclore não é apenas uma coisa do passado, da tradição: Ele é vivo, e está presente no nosso dia-a-dia, muito mais do que imaginamos. Está na moeda da sorte, nos apelidos da turma da escola, nas gírias, nas superstições, em alguma coisa que comemos, em gestos, jogos, brincadeiras ou festas que freqüentamos. Por isso é tão importante o folclore, porque está ligado à nossa vida de um jeito muito forte e não há como fugir.

1. Justificativa:

A necessidade de darmos enfoque ao folclore é a falta de conhecimento dos alunos pela grandeza e riqueza que o folclore brasileiro nos transmite.

O objetivo maior é a conscientizá-los de que não existe um autor para essas coisas. Elas são contadas e ensinadas, oralmente ou, de alguns tempos para cá, por escrito, e passam do bisavô para o avô, do avô para o pai, do pai para o filho, e assim chegaram até os nossos dias. E tudo isso faz parte do folclore brasileiro. Também a necessidade de oferecer informações que contribuam para a formação de novas mentalidades, voltadas para a superação de todas as formas e discriminação.

2. Objetivos:

  • Conhecer e valorizar a cultura brasileira através do folclore, e despertar para o respeito às diferenças culturais.

· Específico:

- Através dos convidados fazer integração comunidade/escola;

- Trazer para o cotidiano dos alunos as cantigas que marcaram a infância de seus avós e pais;

- Oportunizar o momento das lendas contadas pelos alunos para assim desmistificar o pavoroso medo que lhes impuseram para assombrar, tornando-os conscientes que esses mitos fazem parte da cultura que herdamos;

- Incentivar os alunos a terem gosto e a colocar na pratica diária da escola as brincadeiras antigas já adormecidas;

- Conhecer e recitar provérbios muito usados em pára-choque dos caminhões, entre outros;

- Exercitar o raciocínio rápido da fala através dos trava-línguas;

- Despertar a curiosidade e o interesse pela leitura através das adivinhações;

- Degustar alimentos típicos no lanche do dia, sendo conscientes de que os mesmos são pertencentes da cultura alimentícia folclórica;

- Identificar aspectos culturais de outras regiões.

CONTEÚDO

- Folclore e Pluralidade Cultural

PROCEDIMENTOS

- Distribuir as atividades e serem desenvolvidas no projeto para as turmas;

- Escolher as adivinhações, provérbios, trava-línguas, cantigas, cantos e brincadeiras;

- Ensaiar os alunos para as apresentações;

- Preparar cartazes, painéis e roupas a serem usadas no dia;

- Pedir doações dos alimentos típicos tais como: arroz de carreteiro, angu, cucuz, feijoadas, feijão tropeiro, tutu de feijão, para os pais de alunos e funcionários de escola;

- Acróstico;

- Recorte e colagem de letras de musicas folclórica ( Terezinha de Jesus ).

- Produção de texto ( Reconto de Lendas );

- Dobraduras;

CRONOGRAMA

DIA ATIVIDADES HRS/TRAB.

18/08 * Reunião para planejar as atividades a serem desenvolvidas 30 min.

e distribuir as apresentações.

19/08 * Ensaios e preparação de cartazes, painéis e roupas 1h/a

* Pesquisas das adivinhações, provérbios e trava-línguas.

20/08 * Ensaios, confecção dos convites e Exposições das pes- 1h/a

quisas

21/08 * Ensaios, envio dos convites aos pais e pedido de doação 1h/a

Dos alimentos típicos.

22/08 * Realização do evento na seqüência seguinte: 2hs

- Dança: Quadrilha – 4º ano Sirlaine

- Exposição do artesanato da cidade – 5º ano Mábia

- Medicina Popular: Chás e remédios caseiros 1º - Cristina Miguel

- Dramatização Rosa Juvenil – 1º ano- Eliana

- Brincadeiras antigas e adivinhações – 2º ano – Maria Inês História do Boi _________________2º e 3º ano Adriana e Maristael – Provérbios____ano___Maristael ­­­­­­­­­­­­­­

  • Carga horária total 05:30 hrs

RECURSOS

  • Humanos: Professores, alunos, pais e funcionários da escola

  • Materiais: Cartolina, cola, tesoura, compasso, CD, papel crepom e camurça, TNT, vídeo, fita cassete, TV, livros, máquina fotográfica

  • Financeiros: Patrocínio dos alimentos pela Escola e doações pelos pais e funcionários

AVALIAÇÃO

  • Deverá ser feita constantemente no desenrolar do projeto, observando a participação, desenvolvimento, criatividade, compromisso e envolvimento dos alunos nas apresentações planejadas.

BIBLIOGRAFIA

  • Livro de Estudos Sócias – Eu gosto 2ª série
  • Mitos: O folclore do mestre André Autor: Marcelo Xavier
  • Cartilha do Folclore

Projeto “FEIRA DAS REGIÕES”

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Projeto

“FEIRA DAS REGIÕES”

Brasil: Um país dividido, mas unido!

Rialma/2009.

Identificação

Unidade Escolar: Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Rialma, abril de 2009

Diretora: Maria dos Reis Assunção

Coordenação: Ana Vieira

Elaboração: Maria Aparecida de Deus Dias e Lindalva Maria da Silva Rodrigues

Apresentação

O referido aluno busca a integração e a valorização para com o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em ext. Territorial do mundo e para que sua administração tivesse bom êxito o governo dividiu-o em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No intuito de resgatar o estudo e o conhecimento, e aspectos naturais e culturais de cada região.

Justificativa

Preocupar com o compromisso de enriquecer os conhecimentos do nosso alunado sobre a divisão regional do Brasil foi que decidimos fazer realizar esta feira de regiões na expectativa de reconhecer as diferenças e os contrastes regionais brasileiros; contudo esperamos uma participação eficaz dos pais, de toda comunidade escolar e população rialmense.

Objetivo geral

_ Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro.

Objetivos específicos

- Nomear os estados e capitais que compõem cada região bem como suas principais características;

- Reconhecer a população, costumes e cultura de cada região;

- Despertar na comunidade escolar o espírito de colaboração, pesquisa e participação;

- Destacar as atividades econômicas, culturais, comidas típicas e recursos naturais.


Conteúdo

- Feira de regiões

Procedimentos metodológicos

- Danças;

- Artesanatos regionais;

- Preparação de comidas típicas;

- Pesquisas;

- Mapas;

- Materiais concretos;

- Confecções de lembrancinhas;

- Apresentações artísticas regionais.

Recursos Humanos

- Alunos;

- Professores;

- Funcionários;

- Pais;

- Comunidade rialmense.

Recursos Materiais

- Balões ( São Roque nº 08 );

- Som;

- DVD;

- TNT, isopor. Tintas;

- papeis diversos: crepom amarelo, branco, roxo, 6 de cada;

- Tesoura, etc.;

-Peito de frango;

- Mandioca;

- Óleo, arroz, Programação.

Início ________________

Horas ________________

Local ________________

Data _________________

Recursos financeiros

- Doações pelos pais, alunos, comunidade e Secretaria Municipal de Educação de Rialma.

Avaliação

Será feita a avaliação no decorrer da realização do projeto, prestando atenção no desempenho, interesse e participação de cada um que se encontra envolvimento na idealização deste evento.

Literatura de Cordel – Varal de textos

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Rialma, 09 de dezembro de 2009

Profª: Iara Lêda A. Cintra

Série: 1º ano “ B “

Projeto – Literatura de Cordel – Varal de textos

Clientela – Alunos do 1º ao 5º ano do Ens. Fund.

Objetivos – Desenvolver o interesse pela literatura, pela produção de texto.

· Despertar o gosto pela literatura, nesse contexto envolvendo o “Cordel.”

· Criar nos alunos um senso de criatividade tanto na escrita, quanto na oralidade, incluindo também a criatividade em produção de texto também visual ( através de ilustrações ).

Conteúdo – Literatura de Cordel

Recursos metodológicos:

· Pedir aos alunos dos 3º, 4º, e 5º anos que produzam textos relacionados ao Cordel.

· Valorizar os autores brasileiros da literatura de Cordel.

· Conhecer algumas poesias dos tais autores.

· Fazer a exposição dos textos nos varais, separados por séries.

· Mostrar, nos varais, a produção de textos ilustrada, feita pelos alunos dos 1º anos.

Avaliação:

Será feita observando o interesse individual coletivo e participativo de cada aluno, ali presente das atividades propostas.

Projeto:Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

Projeto:

Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

Rialma – Agosto 2009.

*Nome da Unidade Escolar:

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

*Endereço:Rua Visconde do Rio Branco s/nº

*Título do projeto:Saúde Bucal, Sorriso Saudável.

*Equipe Responsável:Diretora: Maria dos Reis Assunção.

Coordenadora Pedagógica

Turno Matutino: Ana Vieira Alves

Turno Vespertino: Ana Maria de Freitas Nascimento Santos.

*Órgãos Responsáveis:

Secretaria Municipal de Educação: Elaine Cristina de Araújo.

Secretaria Municipal de Saúde: Vera Lúcia Andrade Borges, Wolney Alves Silva, Victor Lucena Araújo, Mariana Martins de Oliveira Vidigal, Andréa Lilian Alves Mundim, Karla Abadia Ferreira Ribeiro,

*Execução:Profissionais da Educação/ Saúde/ Comunidade Escolar

*Apresentação:

O presente Projeto implantado na Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves, apresenta uma proposta enriquecedora e planejada, buscando a conscientização dos hábitos de higiene bucal.

Em se tratando de educar para higiene bucal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.

A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com a boca.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene bucal.

*Objetivos:

Conhecer e praticar noções básicas da saúde bucal.

Procedimentos:

  • Assistir vídeos para ajudar na compreensão do tema.
  • Despertar no educando o prazer escovação.
  • Debate
  • Expor, na escola desenhos sobre a Higiene Bucal
  • Realizar concurso de Redação com o tema “ Meus Dentes, meus amigos”.
  • Fazer aplicação de Flúor
  • Disponibilizar uma ajudante para acompanhamento das escovações.
  • Demonstrar como deve ser feita a escovação dos dentes.
  • Mostrar a importância dos alimentos para o fortalecimento dos dentes.

*Disciplinas envolvidas:

· Ciências : Função dos dentes

Influencia dos alimentos na saúde bucal

· Matemática: Gráficos e tabelas.

· Português: Produção de texto.

· Artes: Desenhos e pinturas.

· Informática: Pesquisa sobre o tema.

*Definição do Problema:

- O problema

Falta de conhecimento:

§ de como prevenir doenças nos dentes;

§ da necessidade de fazer higiene bucal;

§ de como escovar os dentes;

§ do que pode fazer mal aos dentes.

§ do que pode ser feito para proteger os dentes.

- Afeta

§ A saúde;

§ A aparência;

§ O desempenho escolar;

- Solução

§ Compreender a função dos dentes;

§ Compreender a importância de uma boa saúde bucal;

§ Ter higiene bucal;

§ Compreender diversas maneiras de prevenção de doenças nos dentes;

§ Compreender diversas maneiras de prevenção de doenças na gengiva;

§ Distribuição de escovas e cremes dentais;

*Ações:

· Assistir vídeos

· Palestras com Odontólogo

· Debate

O que elas sabem:

  • Da existência da cárie;
  • Da necessidade da escovação;
  • Devemos ir ao dentista.

O que elas querem saber:

  • Como cuidar dos dentes?
  • Como escovar corretamente os dentes?
  • Como causam as cáries?
  • Por que o dentista usa luvas e máscara?
  • Como usar o fio dental?
  • Por que nascem os dentes de leite?
  • Por que temos que comer frutos e legumes?
  • Por que não podemos comer doces?
  • Por que sentimos dor nos dentes?

*Lendo e interpretando diversos textos: "Características e funções dos dentes, dor de dente, O que são cáries, Dentes de leite e A saúde bucal está nos alimentos." Todos estes retirados da Internet.

*Atividade no Laboratório de Informática, utilizando o software Paint e os recursos necessários para os alunos ilustrarem uma boca e seus respectivos dentes.

*Avaliação:

Deverá ser feita observando o compromisso e envolvimento dos alunos nas apresentações planejadas.