Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves
PROJETO ÍNDIOS DO BRASIL
Identificação:
Unidade Escolar: Escola Manoel Joaquim Gonçalves
Rialma,
Diretora: Maria dos Reis Assunção
Coordenação: Ana Vieira
Elaboração: Maria Aparecida Palmeira
Execução: Direção, Coordenação, professores e demais funcionários.
Tema: Dia do Índio
Resumo:
Imagino que, em 1.500, habitavam cerca de 4 milhões de Índios no País.
As tribos indígenas viviam cada um com seus costumes, suas crenças, sua língua e sua organização familiar.
O trabalho era dividido entre os homens e as mulheres.
Viviam da caça e da pesca, plantavam, faziam objetos de cerâmica, panelas vasos,cestos de palha e redes de madeira;Todos enfeitavam – se com pinturas e desenhos.
Os índios foram escravizados pelos portugueses desde o início da colonização. A partir de 1595, aprisionamento tornou-se proibido, mas a escravização, a cultura e o extermínio deliberado continuam resultando no desaparecimento de vários grupos.
Introdução.
A escola precisa ter como grande finalidade:
- Construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural voltada para o estudo do indígena brasileiro.
- Utilizar as diferentes linguagens verbal, gráfica, plástica e corporal como meio de produzir expressar e comunicar suas ideais.
Objetivos:
· Criar situações que despertem o interesse das crianças sobre a questão do indígena brasileiro, suas semelhanças e diferenças com o branco e o negro.
· Propor às crianças que busquem informações em casa e na comunidade: recortes, fotografias, desenhos, objetos, documentos.
Justificativa:
A escola na qual eu trabalho é uma escola diferenciada que visa uma proposta interdisciplinar, estimulando uma ação transformadora.
E por ser uma escola de ensino regular, oferece a possibilidade de desenvolver projetos diferenciados, e que sejam trabalhados na integra, em uma pedagogia da ação voltada ao exercício da cidadania.
Características
a- Público Alvo.
Os alunos que participam das ações do projeto. São os alunos do 2º ano “B”.
Participação especial de toda escola.
b- Metodologia
· Organização do Cantinho Indígena e Mural.
· Recitar poesias e lendas
· Culinária para confraternizar representando a amizade.
- Vestimenta
- Exposição de instrumentos utilizados na cultura indígena.
Recursos.
Pesquisas, gravuras, desenhos, peças para exposição, pratos típicos.
Cronograma.
Inicio: 8:30 Termino: 10:00
Introdução:
Abertura:
2º ano - Musica
4º ano – Lenda
3º ano – poesia
5º ano – Lenda
Bibliografias:
Dia –a- Dia do Professor abril v3 Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto. Marin, Marilú, Favarin
História com reflexão / Marilú, Favarin, Marin, Júlio Quevedo, Marlene Ordonez – São Paulo: 1B E P, 2001 – Coleção Horizontes,
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