sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO DIA DA ÁRVORE

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves

Elaboração: Maria Inês Junqueira

Rialma/Setembro

2008

PROJETO DIA DA ÁRVORE

1. Justificativa

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a natureza. A infância vivida nos quintais, o contato freqüente com o meio ambiente, têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.

Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação e mesmo de transformação do meio ambiente compreendendo a importância desta data para conscientização do nosso papel diante dos problemas ambientais ocorridos ultimamente.

2. Objetivo Geral

Promover uma melhor percepção do meio, possibilitando uma reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, utilizando experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.

3. Objetivos Específicos

- Valorizar a data em que se comemora o Dia da Árvore;

- Despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema do projeto;

- Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura;

- Mostrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes;

- Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais;

- Ter novos comportamentos e atitudes perante os problemas ambientais;

- Desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos;

- Desenvolver a linguagem oral e escrita.

4. Procedimentos

* Sensibilização da turma com utilização de vídeo sobre o tema;

* Discussão sobre o tema e o filme assistido;

* Contar história sobre o Dia da Árvore para os alunos na sala;

* Pedir aos alunos que produzam textos ilustrativos sobre a árvore;

* Fazer pesquisas no laboratório de informática sobre curiosidades e informações que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta;

* Conversa informal sobre as pesquisas encontradas por eles na internet;

* Pedir aos alunos para que pintem desenhos relacionados ao Dia da Árvore fazendo uma exposição dos mesmos;

* Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas da nossa região e árvores brasileiras e trazer para sala de aula;

* Montar um painel com frases e confeccionar uma árvore para exposição no pátio;

* Ensaiar e apresentar a música: “Cuide bem da árvore” para todas as turmas no pátio.

5. Cronograma

Dia

Atividade

Hora trabalhada

15/09

- Introdução do projeto com vídeo e discussão sobre o tema;

- História e produção de texto ilustrativo.

90 min.

16/09

Pesquisa no laboratório de informática e momento de reflexão sobre as informações e curiosidades encontradas.

90 min.

17/09

Pintura dos desenhos e exposição.

45 min.

18/09

Montagem do painel e confecção da árvore.

90 min.

19/09

Apresentação da música: “Cuide bem da árvore”.

15 min.

Carga horária total

05h30min

6. Recursos

Ø Humanos: professores, alunos, pais, coordenação e secretário.

Ø Materiais: computador, impressora, som, CD, televisão, vídeo, livros, chamex, lápis de cor, papel crepom, EVA, cola gliter, mimeógrafo, fita adesiva, máquina fotográfica.

7. Avaliação

Será feita observando a participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados desperta curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e escrita de todos os participantes do processo.

Anexos

Curiosidades

Você sabia?

Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?

Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!

Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças brincarem, que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores? O que seria de nós sem as árvores?

Uma pessoa é capaz de consumir sete árvores por ano, na forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? Será que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos causando ao planeta?

As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais, maiores quantidades desse gás na atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global! Pense nisso!

As árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica! Pense nisso!

Plantar uma árvore é muito divertido! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!

Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores! Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!

1ª tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas de seu caderno, sacos plásticos, etc.

2ª tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os materiais que geralmente jogamos no lixo!

3ª tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o número de pessoas que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e assegurando um futuro mais feliz para todos nós!