sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO: FOLCLORE

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

PROJETO: FOLCLORE

RIALMA/AGOSTO – 2008

APRESENTAÇÃO

Este projeto foi elaborado com o objetivo de levar os alunos a conhecer em nosso fantástico folclore a partir de atividades e vivências.

O tema permite o desenvolvimento de um rico trabalho que contemple a necessidades de vivenciar a pluralidade de nossa cultura.

Achamos importantes os alunos saberem que o folclore não é apenas uma coisa do passado, da tradição: Ele é vivo, e está presente no nosso dia-a-dia, muito mais do que imaginamos. Está na moeda da sorte, nos apelidos da turma da escola, nas gírias, nas superstições, em alguma coisa que comemos, em gestos, jogos, brincadeiras ou festas que freqüentamos. Por isso é tão importante o folclore, porque está ligado à nossa vida de um jeito muito forte e não há como fugir.

1. Justificativa:

A necessidade de darmos enfoque ao folclore é a falta de conhecimento dos alunos pela grandeza e riqueza que o folclore brasileiro nos transmite.

O objetivo maior é a conscientizá-los de que não existe um autor para essas coisas. Elas são contadas e ensinadas, oralmente ou, de alguns tempos para cá, por escrito, e passam do bisavô para o avô, do avô para o pai, do pai para o filho, e assim chegaram até os nossos dias. E tudo isso faz parte do folclore brasileiro. Também a necessidade de oferecer informações que contribuam para a formação de novas mentalidades, voltadas para a superação de todas as formas e discriminação.

2. Objetivos:

  • Conhecer e valorizar a cultura brasileira através do folclore, e despertar para o respeito às diferenças culturais.

· Específico:

- Através dos convidados fazer integração comunidade/escola;

- Trazer para o cotidiano dos alunos as cantigas que marcaram a infância de seus avós e pais;

- Oportunizar o momento das lendas contadas pelos alunos para assim desmistificar o pavoroso medo que lhes impuseram para assombrar, tornando-os conscientes que esses mitos fazem parte da cultura que herdamos;

- Incentivar os alunos a terem gosto e a colocar na pratica diária da escola as brincadeiras antigas já adormecidas;

- Conhecer e recitar provérbios muito usados em pára-choque dos caminhões, entre outros;

- Exercitar o raciocínio rápido da fala através dos trava-línguas;

- Despertar a curiosidade e o interesse pela leitura através das adivinhações;

- Degustar alimentos típicos no lanche do dia, sendo conscientes de que os mesmos são pertencentes da cultura alimentícia folclórica;

- Identificar aspectos culturais de outras regiões.

CONTEÚDO

- Folclore e Pluralidade Cultural

PROCEDIMENTOS

- Distribuir as atividades e serem desenvolvidas no projeto para as turmas;

- Escolher as adivinhações, provérbios, trava-línguas, cantigas, cantos e brincadeiras;

- Ensaiar os alunos para as apresentações;

- Preparar cartazes, painéis e roupas a serem usadas no dia;

- Pedir doações dos alimentos típicos tais como: arroz de carreteiro, angu, cucuz, feijoadas, feijão tropeiro, tutu de feijão, para os pais de alunos e funcionários de escola;

- Acróstico;

- Recorte e colagem de letras de musicas folclórica ( Terezinha de Jesus ).

- Produção de texto ( Reconto de Lendas );

- Dobraduras;

CRONOGRAMA

DIA ATIVIDADES HRS/TRAB.

18/08 * Reunião para planejar as atividades a serem desenvolvidas 30 min.

e distribuir as apresentações.

19/08 * Ensaios e preparação de cartazes, painéis e roupas 1h/a

* Pesquisas das adivinhações, provérbios e trava-línguas.

20/08 * Ensaios, confecção dos convites e Exposições das pes- 1h/a

quisas

21/08 * Ensaios, envio dos convites aos pais e pedido de doação 1h/a

Dos alimentos típicos.

22/08 * Realização do evento na seqüência seguinte: 2hs

- Dança: Quadrilha – 4º ano Sirlaine

- Exposição do artesanato da cidade – 5º ano Mábia

- Medicina Popular: Chás e remédios caseiros 1º - Cristina Miguel

- Dramatização Rosa Juvenil – 1º ano- Eliana

- Brincadeiras antigas e adivinhações – 2º ano – Maria Inês História do Boi _________________2º e 3º ano Adriana e Maristael – Provérbios____ano___Maristael ­­­­­­­­­­­­­­

  • Carga horária total 05:30 hrs

RECURSOS

  • Humanos: Professores, alunos, pais e funcionários da escola

  • Materiais: Cartolina, cola, tesoura, compasso, CD, papel crepom e camurça, TNT, vídeo, fita cassete, TV, livros, máquina fotográfica

  • Financeiros: Patrocínio dos alimentos pela Escola e doações pelos pais e funcionários

AVALIAÇÃO

  • Deverá ser feita constantemente no desenrolar do projeto, observando a participação, desenvolvimento, criatividade, compromisso e envolvimento dos alunos nas apresentações planejadas.

BIBLIOGRAFIA

  • Livro de Estudos Sócias – Eu gosto 2ª série
  • Mitos: O folclore do mestre André Autor: Marcelo Xavier
  • Cartilha do Folclore

2 comentários:

Fagner Cipriano disse...

Ótimo projeto. Adorei.. Obrigada pelas dicas!.Cleir Silva imail: ximbica100@yahoo.com.br

Fagner Cipriano disse...

Ótimo projeto. Adorei.. Obrigada pelas dicas!.Cleir Silva imail: ximbica100@yahoo.com.br

Postar um comentário