sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM GONÇALVES

RIALMA/ABRIL – 2008


PROJETO: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

1. Justificativa:

Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

2. Objetivos:

_ Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;

_valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.

3. O que se espera que os alunos aprendam:

_ Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;

_ ampliar o gosto pela leitura;

_ ampliar o gosto pela leitura;

_conhecer obras e autores;

_ declamar poema, rimas, entre outros;

_ aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;

_ diferenciar os textos;

_ ler para outra sala, com entonações corretas;

_ declamar poesias;

_ encenar algum tipo de texto;

_ aprender ouvir a leitura do colega.

4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:

_ Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;

_favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;

_ propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;

_ criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;

_ Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;

_ montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;

_ incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;

5. Etapas previstas:

Segunda-feira:

  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?

  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.

Terça-feira:

  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.

Quarta-feira:

  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).

Quinta-feira:

  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo- marcador de páginas.



0 comentários:

Postar um comentário